A chegada do bebê é esperada ansiosamente pelos familiares e amigos. Em diversos países, o chá de bebê se tornou uma tradição: além dos futuros papais receberem muitos presentes para o pequeno, o momento é celebrado com orações e preces para proteger o nascimento da criança.
No Brasil, a festa é organizada entre o 6º e 8º mês de gestação, em eventos pessoais e descontraídos, com amigos e família. Antes, o chá de bebê era reservado somente às mulheres, porém, há algum tempo, os homens também começaram a participar.
Para não passar a data em branco, muitos pais acabam realizando festas que exigem bastante do bolso. Neste post, reunimos diversas dicas de como fazer um chá de bebê simples e barato. Confira!
Planejamento
A organização de um evento exige planejamento e dedicação. Para iniciar a organização do chá de bebê, é preciso, primeiramente, listar as decisões mais importantes que irão guiar o restante do planejamento.
O tema, horário e local da festa, por exemplo, devem ser os primeiros itens a serem definidos. Isso porque, o que for escolhido irá ditar a decoração, o cardápio e outros pontos relevantes no planejamento do chá de bebê.
Outro item extremamente relevante para a organização do evento é a lista de convidados. Saber quantas e quem serão as pessoas presentes na celebração é fundamental para definir o local da festa e a comida.
Decoração
Após a definição do tema, local e horário da festa, é hora de pensar na decoração. Se você procura economia, saiba que tem como fazer um chá de bebê simples e barato no estilo que quiser. Uma dica prática que ajuda a moderar os gastos com decoração é utilizar objetos decorativos e brinquedos que o bebê possui.
Para planejar uma boa celebração, pense nos espaços disponíveis e como eles serão decorados. Normalmente, é usada uma mesa principal, onde é colocado o bolo e os docinhos, juntamente com artigos que remetem ao tema principal da festa. Nas paredes, são usadas letras, bexigas, bandeirinhas ou quadros, definidos de acordo com o gosto de quem realiza o evento.
Lembre-se que quanto melhor o tema, a decoração e o convite conversarem, mais interessante e completo será o resultado do chá de bebê. Outra dica válida para economizar é emprestar artigos, como toalhas, itens decorativos e objetos, que possam auxiliar na decoração.
Cardápio
O cardápio da festa deve ser elaborado após a escolha do horário, que pode variar entre os turnos do almoço, café da tarde e jantar. Para fazer um chá de bebê simples e barato, a dica é preparar os quitutes em casa. Veja alguns alimentos que podem ser servidos de acordo com o horário da celebração:
- Manhã: sirva um café da manhã completo, com tortas, bolos, salgados, frios, canapés, frutas, saladas, sucos, entre outros alimentos.
- Início da tarde: o horário pede alimentos mais reforçados. Uma boa alternativa é preparar um único tipo de massa e dar preferência para petiscos. Tortas, saladas e sucos também estão liberados no início da tarde!
- Final da tarde: é um dos horários mais escolhidos pelos futuros pais. O cardápio deve conter alimentos leves e variados, como pães, queijos, salgados, bolos, petiscos, café, chás, refrigerante, entre outros.
- Noite: os tipos de alimentos ideais para serem servidos à noite são dois: um jantar com massa e carne, ou salgadinhos, doces e petiscos.
Lista de presentes
Há muitas formas de economizar dinheiro antes da chegada da criança: fazer um chá de bebê simples e barato, ganhar presentes úteis e reaproveitar peças de roupas da família.
A lista de presentes, portanto, é fundamental para os papais, que estão – com certeza – fazendo um alto investimento para se preparar para o nascimento do bebê. Além disso, ela serve como um guia para os convidados, sejam amigos ou familiares, que desejam presentear, mas não sabem o que comprar.
A dica, portanto, é criar uma lista de presentes em lojas físicas ou em sites especializados em listas de presentes. Depois, é só divulgar os itens para os convidados.
Convites
Os convites são parte importante e irão comunicar aos convidados qual será o estilo do chá de bebê. Portanto, dê atenção especial a eles. Para adquirir convites físicos, busque em lojas de festas ou faça-os de maneira artesanal. Você pode procurar por tutoriais e vídeos que ajudam a elaborar os convites utilizando poucos produtos.
Outra alternativa é enviar os convites online, pelas redes sociais ou WhatsApp. Para criá-los, utilize aplicativos ou sites de templates prontos, como o Canva. Depois, é só baixar e enviar para os convidados! Não esqueça de adicionar informações, como data, local e hora. Ao final do convite, coloque uma observação sobre a lista de presentes.
Gostou das dicas? Para ficar por dentro das novidades do universo infantil, se inscreva em nossa newsletter. É só preencher o formulário abaixo!