Preloader
Preloader

O que é roséola e quais são seus sintomas?

Febre alta que aparece do nada, manchas que pipocam pelo corpo… Leia o nosso artigo e saiba mais sobre a tão temida xroséola!

O que é a roséola?

A roséola é uma doença viral, e bastante comum que, no geral, pode afetar bebês e crianças pequenas. Não se preocupe, pois ela não deve ser motivo de alarde ou preocupação! 

Um episódio de roséola na infância não é tão ruim quanto os papais e as mamães imaginam, pois ela pode proporcionar um aumento na imunidade da criança.

Quais são os sintomas?

Ele é sintomático: são indicados medicamentos para aliviar os sintomas da febre (como os antitérmicos dipirona e paracetamol), ingestão de líquidos para garantir a boa hidratação do paciente e repouso, e principalmente, não se deve mandar a criança à escola. Banhos mornos podem ajudar a conter o aumento da febre. As manchas na pele se resolvem por si só. Em casos graves, pode ser usado o aciclovir como tratamento específico, mas apenas com indicação do pediatra.

Existe vacina para isso?

Não há vacina para prevenir a doença até o momento. De forma geral, assim como indicado no caso de outras viroses, é preciso adotar bons hábitos de higiene e evitar o contato do bebê com pessoas que estejam com a doença. Em casa, higienize suas mãos e as da criança, além dos utensílios de uso pessoal e brinquedos. O processo pode ser feito com álcool em gel ou sabonete e água. Conter a transmissão em escolas e creches é mais difícil, já que muitos  objetos são compartilhados, mas o ideal é esterilizá-los após o uso

O importante saber é que essa doença comum na infância, então caso seu filho fique doente, saiba que ele se recuperar em breve, portanto faça com que ele descanse e relaxe. 

Deixe uma resposta

To top