Preloader
Preloader

O vérnix do bebê e a sua importância após o nascimento.

A cena é comum na maior parte das maternidades, o bebê nasce e logo vai para o berçário onde toma o primeiro banho. Porém, será que o bebê realmente precisa do banho nas primeiras horas de vida?

Pediatras humanizados explicam que não há necessidade de dar banho, como a maioria das maternidades. A gordura (o vérnix) que o bebê tem na pele quando nasce é a melhor proteção nas primeiras 24 horas. O sabonete também não precisa ser usado, ou seja, o banho deve ser feito apenas com água morna.

Mamãe e papai, não se preocupem! O primeiro banho pode e deve ser dado no quarto junto com a mamãe. E uma ótima opção é optar pelo banho de balde com o bebê enrolado em panos e dentro do balde. Assim seu bebê ficará tranquilo e pode chegar até a tirar uma soneca no banho!!

Mas atenção! O vérnix em locais como axilas e dobras pode não ser absorvido e deverá ser removido no máximo após 24 horas de vida do pequeno, pelo risco de lesões de pele pela umidade. Também deve ser removido em caso de infecções perinatais.

Deixe uma resposta

To top