Preloader
Preloader

Como lavar roupa de bebê: instruções e dicas

Símbolos de lavagem

O momento de lavar as primeiras peças do neném é repleto de sentimentos e pode ser divertido para as mães e os pais. Vê-las penduradas no varal e imaginar o pequeno usando-as é uma parte doce da gestação.

Já após o nascimento, ver manchas que insistem em permanecer nas roupas pode gerar dor de cabeça.

É importante ter alguns cuidados tanto antes do parto quanto nas lavagens depois do uso. Explicaremos algumas possíveis dúvidas, como quais são os melhores produtos para a higienização das roupas de bebê e como secá-las. Continue conosco para saber mais.

Como lavar roupa de bebê?

Para não ser pega de surpresa com a chegada antecipada da criança ou conseguir lidar com toda a função pré-parto sem grandes desconfortos, opte por realizar a limpeza dos itens do bebê entre o sexto e o sétimo mês de gravidez.

Comece separando as roupinhas por tamanho. As de zero a  um mês deverão estar prontas para serem vestidas, portanto, lave-as primeiro. Essa divisão facilita o processo de higienização das peças. 

Se preferir, deixe os tamanhos maiores de vestuário para lavar mais adiante, para não acumular  poeira e ácaros.

Após isso, separe as peças por cor. Algumas delas podem soltar tinta e modificar os tons das outras. Lave as coloridas separadas das brancas, preferencialmente.

Como escolher o melhor sabão para lavar roupas de bebê?

A pele de um recém-nascido é sensível, por isso é preciso ter atenção nos produtos utilizados. Escolha os que tenham menos ácidos e perfumes na composição.

Os sabões mais recomendados são neutro e de coco, podendo ser em pó, líquido ou em barra. Geralmente, os mercados possuem prateleiras específicas para este grupo de produtos. Opte pelos que são próprios para bebês ou para peças delicadas.

Evite usar amaciantes, alvejantes e sabões comuns. Eles podem causar alergias e irritações na pele dos nenéns.

Que tipos de roupas de bebê devem ser lavadas separadamente?

Evite colocar roupas brancas e coloridas juntas na hora de lavar. Caso tenha algumas peças de tonalidades específicas e esteja com receio de manchá-las, opte por higienizá-las separadamente à mão. 

Também é interessante separar toalhas, lençóis e cobertores dos demais itens quando fizer a higienização, visto que podem soltar fibras.

Como lavar roupas de bebê na máquina de lavar? 

Lavar na máquina, além de ser mais prático, é o mais recomendado pela eficiência no enxágue. Algumas marcas de máquina possuem programas de lavagem delicada. Essa é a forma mais adequada de conservar o estado das vestimentas e evitar estragos. 

Antes de higienizar as roupas, faça a autolimpeza da máquina, caso ela tenha essa opção, ou deixe um ciclo completo sem peças, amaciantes, alvejantes e sabão. Assim, as peças do bebê não terão contato com os produtos usados anteriormente.

Para ajudar com os itens mais delicados, é possível usar sacos próprios para separá-los na máquina, protegendo-os de danos. 

Como lavar roupas de bebê à mão? 

Tenha um recipiente  próprio para essas limpezas, impedindo o contato dos itens da criança com produtos inapropriados.

Evite deixar as peças  de molho para não desbotá-las e nem manchá-las. Após esfregar é essencial enxaguar bem as roupas. Retire todo o sabão usado e se certifique de que elas estão completamente livres de qualquer vestígio de sabão. Isso serve tanto para evitar irritação na pele do bebê quanto para evitar que peças com mistura de cores escuras e claras sofram migração de corantes da cor mais forte para a mais fraca, pois resíduos de sabão podem provocar migração de corante e manchar.

Como limpar manchas das roupinhas de bebê?

Para retirar as manchas com facilidade é interessante não deixá-las secar. Ao perceber que a roupinha sujou de cocô ou de leite materno, retire-a e a coloque de molho na água com pouco sabão para evitar danificar a peça.

Usar água quente, a cerca de 40 graus, pode agilizar a retirada da sujeira, assim como esfregar o local com detergente apropriado ou removedor de manchas. Lembre-se de eliminar todo o produto no enxágue para que ele não afete a pele do neném.

Quais são as roupas que devem ser lavadas à mão?

Depende da peça e da disponibilidade do responsável por fazer as limpezas. Esta é uma maneira que costuma levar mais tempo e solicita mais cuidados.

Caso deseje lavar as peças à mão, o ideal é optar pelas feitas com as malhas mais delicadas, tipo suedine e plush. Por serem frágeis, exigem cuidados especiais, como evitar esfregar com muita força, excesso de sabão que causará a dificuldade em eliminá-lo ao enxaguar, e evitar de se torcer a peça com muita força, que fará com que o tecido  estique e até mesmo a deixe a peça torta.

As roupas do bebê podem ser lavadas junto às outras roupas da família?

O ideal é evitar misturar os itens do neném com as vestimentas de familiares. Isso por causa dos tecidos usados em roupas adultas, que podem necessitar de uma lavagem mais pesada (não adequada para as infantis), e pelos produtos de limpeza usados nelas.

Como e onde devem ser secadas as roupas de bebê?

Preferencialmente, deixe secá-las naturalmente e ao sol, esticadas em varal. O calor ajuda a eliminar fungos e ácaros. 

Porém, as coloridas desbotam, essas podem secar na sombra. Neste caso, recomenda-se usar o ferro de passar após retiradas do varal. E não precisa usar o ferro muito quente, a partir de 55 graus de temperatura o ferro de passar já mata a maioria dos microorganismos e ajuda a esterilizar a roupinha.

As primeiras lavagens de roupas do bebê são as mais especiais e complicadas, mas higienizá-las não é difícil. Tendo os cuidados citados no texto, com a prática e pela quantidade de peças que serão lavadas, você rapidamente fará isso de modo automático.

Seja lavado à máquina ou à mão, temos uma dica excelente para que você reduza e controle o encolhimento de qualquer roupa de malha, que é um encolhimento natural, mas pode ser reduzido com essa atitude, é uma prática infalível: 

 A limpeza  sendo tanto à máquina quanto à mão, logo após as peças serem lavadas, enxaguadas e centrifugadas ou torcidas, ao abri-las  com as mãos para pendurá-las no varal,  dê uma leve esticadinha na roupa no sentido do comprimento. Em seguida, estenda-a em pé fixada pela parte de cima para que seque por igual. 

Isso fará com que as fibras se soltem e se mantenham acomodadas no maior comprimento possível, evitando assim que as peças se encolham a cada lavagem. Faça isso sempre que lavar a peça e verá que o resultado é surpreendente.

Acrescentamos o quadro abaixo onde você encontra o significado de todas as simbologias encontradas nas etiquetas das roupas e que, se não vierem acompanhadas do texto a gente nem sabe pra que servem, mas aqui você encontra tudo pra escolher a melhor maneira de lavar e conservar todo o enxoval do seu bebê.

Orientação com cuidados das roupas

Somos fabricantes de roupas de bebê e estamos no mercado desde 1993. Trabalhamos com o que tem de melhor em matéria prima no mercado nacional e na  loja online da Ano Zero, você encontra as melhores opções de roupas para seu bebê desde o nascimento até os 3 anos. Acesse para conhecer.

Gostou dessas dicas? Caso tenha alguma dúvida, nos chame em uma de nossas redes.

Deixe uma resposta

To top